sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A Torre de Vigia e as acusações de "apoio a ONU" PARTE III

Por favor, não assine em nenhum lugar!

No capítulo anterior, nós mostramos como a Associação Torre de Vigia, como Organização Não-Governamental (ONG) no Departamento de Informação Pública (DPI) das Nações Unidas (ONU), não estava sob a autoridade da resolução do ECOSOC que disse que as ONGs devem “apoiar” a ONU. O fato de que a Associação Torre de Vigia não estava sob essa resolução se reflete nos formulários que a mesma preencheu em 1991.
Não há nada nesses formulários que comprometa as crenças das Testemunhas de Jeová. Se havia algo lá então poderíamos lê-los nós mesmos os formulários - como se esperaria de alguns críticos - mas não há simplesmente nada lá.
Você também notará que não aparece nem mesmo um lugar para colocar uma assinatura. Isto corrobora o que a própria Associação Torre de Vigia disse em sua carta ao jornal The Guardian, onde o porta-voz do Betel de Londres, explicou: “Na época do pedido inicial nenhuma assinatura era necessária no formulário.”
No entanto, alguns críticos afirmam que a Torre de Vigia estava sendo deliberadamente enganosa. Eles afirmam que as ONGs tinham de renovar seu status com o DPI a cada ano e recandidatar-se. Eles costumam mostrar uma cópia de um “Formulário de Credenciamento” de 2005, para renovação do status anual - com um lugar para a assinatura e data na parte inferior. Aquele formulário declara que a ONG “deve apoiar e respeitar os princípios da Carta das Nações Unidas”. Portanto, eles fazem a acusação de que a Associação Torre de Vigia não só teve que assinar uma nova candidatura a cada ano, mas também estava bem consciente de que estava apoiando as Nações Unidas porque isso “estava” no formulário. No entanto, é válido este argumento?
Renovação Anual?
Não, o argumento não é válido. Na verdade, são os críticos que estão sendo deliberadamente enganosos e estão esperando que você não perceba isso. Se realmente tirarmos tempo para ler o “Formulário de Credenciamento” de 2005, sim, o próprio documento que eles apresentam como “prova” de que a Torre de Vigia renovou seu pedido a cada ano, o que encontramos? Nós encontramos o que diz a seguir:
“Em 2002 nós instituímos o processo de renovação para as ONGs associadas com DPI.”
É isso mesmo - o processo de renovação, onde a ONG deve recandidatar-se e assinar um termo a cada ano não foi iniciado até um ano após a Associação Torre de Vigia ter renunciado ao cargo de uma ONG! Este fato é indicado no próprio documento que os apóstatas usam como “prova” de que a Torre de Vigia “renovou a sua candidatura a cada ano”! Evidentemente, os apóstatas só esperam que você vá acreditar no que eles dizem e não vá notar o que está escrito no texto do documento. Incrível.
Este fato é confirmado por um Boletim da Imprensa em dezembro de 2001, que diz, em parte:
“Durante o ano o DPI tem instituído um processo de renovação, pela primeira vez, a fim de melhor avaliar a eficácia de suas atividades de ligação com as ONGs associadas.”
Assim, a evidência mostra que a Associação Torre de Vigia não teve que renovar seu status de ONG em qualquer momento de sua filiação, nem qualquer outra ONG associada com o DPI. Só entre o final de 2001 para o início de 2002 que o processo começou, meses depois de a Torre de Vigia ter renunciado ao cargo de uma ONG. Ou seja, quando o Formulário de Credenciamento mudou dizendo que as ONGs devem apoiar a ONU e quando o formulário tornou-se um pedido de renovação.
No entanto, antes dessa data, a Torre de Vigia (e outras ONGs) certamente tiveram que assinar a versão anterior do Formulário de Credenciamento a cada ano. O que a versão anterior do formulário dizia? Quem assinou?
Representantes anuais e áreas de interesse
A cada ano, o DPI exigia que suas ONGs assinassem o Formulário de Credenciamento para declarar quem seria seus representantes - para permitir-lhes o acesso a amplas instalações do DPI nas Nações Unidas em Nova York.
Nós temos uma cópia do Formulário de Credenciamento de como ele era antes de 2002 - antes do processo de renovação começar e antes que o formulário fosse alterado para tornar-se um pedido de renovação. Veja você mesmo o formulário aqui. Como você pode ver, esta versão anterior do formulário nada diz  sobre apoiar as Nações Unidas. O formulário era apenas para permitir que os representantes da ONG acessassem as instalações do DPI. O próprio formulário diz claramente:
“Este formulário deve ser usado para confirmar o seu representante como atualmente credenciado e/ou autorizar representantes recém-nomeados.
O formulário que a Torre de Vigia assinou a cada ano não era obviamente um pedido de renovação. Negar isto e continuar a insistir que eles tiveram que renovar o seu status a cada ano, não teria sentido. Curiosamente, também aparece neste formulário anterior a seguinte pergunta:
“Por favor, indicar a área principal da sua organização(s) de interesse (por exemplo, o desenvolvimento, o desarmamento, religião, meio ambiente, direitos humanos, resolução de conflitos, mulheres, etc)”
Alguns apóstatas encontraram listas de ONGs da ONU, onde a Associação Torre de Vigia está listada, registrada com itens como “direitos humanos” e “mulheres” listados como áreas de interesse da Torre de Vigia. Eles notaram como essas áreas de interesse mudaram nos registros de ano para ano. Portanto, eles têm argumentado que isto “prova” que a Torre de Vigia deve ter renovado anualmente sua adesão de ONG porque as “áreas de interesse” foram mudando. No entanto, como podemos ver claramente a partir do formulário, essa questão sequer aparece no formulário de renovação anual - mas no formulário para obter acesso para os seus representantes.
Fica claro, então, que a Associação Torre de Vigia não recandidatou seu status de ONG a cada ano, e que o formulário de Credenciamento (antes de 2001/2002) que a Torre de Vigia assinou anualmente, era simplesmente para declarar quem seria o representante juntamente com suas áreas de interesse para acessar as instalações do DPI.
É claro também que a Associação Torre de Vigia estava sendo sincera quando disse: “Na época do pedido inicial nenhuma assinatura era necessária no formulário”, e que os formulários assinados pela Associação realmente não entravam em conflito com as crenças das Testemunhas de Jeová. Podemos ver a evidência por nós mesmos.

Resumo:

ü  Não foi necessária nenhuma assinatura no formulário de inscrição das ONG do DPI em 1991.
ü  Nenhum processo de renovação das ONG do DPI existia até 2001/2002 – só depois de a Torre de Vigia ter renunciado.
ü  Antes de 2001/2002, o formulário de credenciamento anual servia para declarar quem seriam os representantes da ONG nas instalações do DPI.

ü  A Associação Torre de Vigia não assinou nada que dissesse que as Testemunhas de Jeová concordavam em apoiar a ONU.

PARTE 4